Como contornar dificuldades com infraestrutura para suplementação?

06/11/2018


Com a modernidade chegando ao campo, a produção pecuária vem se tornando cada dia mais flexível, dividindo espaço na fazenda com lavoura, floresta e outras culturas. Dessa forma, aquelas estruturas caras e complexas que antigamente eram essenciais na produção de carne e leite, muitas vezes estão se tornando dispensáveis e até mesmo impossíveis de serem construídas e mantidas. Em áreas de integração lavoura-pecuária-floresta, a velocidade da produção aumentou muito e forçou cada cultura a utilizar a terra por um determinado momento para depois sair da área, deixando tudo preparado para que a próxima atividade começe sua produção com agilidade e eficiência. Isso inviabiliza manter infraestrutura fixa de cocho em algumas áreas.

Essa aceleração dos trabalhos realizados dentro das fazendas vem trazendo novas necessidades em relação à suplementação dos animais. Hoje, além de buscar melhorias na produtividade, a suplementação precisa ser eficiente na utilização da mão de obra e no uso das estruturas, evitando desperdícios. A Minerthal, empresa focada em trazer soluções para o aumento da produtividade e da lucratividade, trouxe ao mercado mais uma inovação para atender as novas necessidades da pecuária brasileira: uma linha de suplementos em bloco que não necessita de infraestrutura e nem de mão de obra para reposição frequente do produto.

A linha MinerBlock vem surpreendendo com resultados excepcionais nos experimentos já realizados dentro de universidade e em propriedades nas mais diferentes regiões do Brasil. É uma tecnologia que, além de trazer resultados excelentes em termos produtivos, garante consumo adequado do suplemento mesmo em cochos simples e sem proteção contra chuvas. O MinerBlock vem se apresentando como uma solução para locais com deficiências de infraestrutura e localizações que inviabilizam a permanência ou ida frequente de equipe para abastecer de suplemento.

Como o MinerBlock resolve a dificuldade com reposição dos produtos?

Recentemente, um estudo realizado pelo M.V Lucas Lobo Bianconi da empresa SGA, especializada em gestão de projetos agropecuários, após avaliar, durante cinco anos, 50 fazendas, apontou que o custo operacional de levar o suplemento mineral do barracão da fazenda até os cochos dos animais pode variar entre R$ 3,00 a R$ 9,00.

Utilizando suplementação convencional, os suplementos precisam ser repostos no cocho no mínimo oito vezes no mês. Quando se utiliza o MinerBlock, a reposição pode ser a cada 15 dias, ou duas vezes por mês, reduzindo então 75% o custo de reposição identificado na pesquisa, além de ocupar muito menos a mão de obra com essa tarefa. Em outras palavras, o valor do custo de reposição do suplemento em bloco é de 25% do valor do suplemento convencional.

Quando enfrentamos situações com falta de cochos cobertos?

Em fazendas de pecuária de leite, por exemplo, as vacas que vão para pastos rotacionados, os quais muitas vezes não dispõem de estruturas adequadas para suplementação, podem seguir utilizando a linha MinerBlock, garantindo a produção de leite por vaca sem que o pecuarista precise se preocupar com a perda de produtos por intempéries e com a facilidade de ser possível modificar a área de suplementação acompanhando o movimento dos animais sempre que eles mudarem de pasto.

Na pecuária de corte, em sistemas de produção em que a mão de obra não consegue ir até os cochos com frequência e que os cochos não são cobertos, a única forma de acelerar o ganho de peso é fornecendo suplemento mineral proteinado e/ou energético em bloco, garantindo consumo adequado e seguro dos nutrientes mesmo debaixo de chuvas e com reposição menos frequente, diferente de outras formas mais tradicionais de suplementação.

A linha MinerBlock é indispensável para as fazendas dinâmicas que precisam produzir mais gastando menos e com mais agilidade.


« Voltar

Minerthal 2017 © | Todos os direitos reservados