Desafios do desmame: como garantir eficiência nessa fase?

08/05/2025


Durante o período da desmama, os bovinos podem apresentar perda de peso e maior susceptibilidade às doenças devido ao estresse gerado pela separação da mãe, por isso, as atenções devem ser direcionadas ao bezerro recém-desmamado.

Ao mesmo tempo, a recria é o período de maior eficiência do crescimento desse animal, ou seja, em que há maior predisposição à deposição muscular do que de gordura quando comparado à fase de terminação. Isso acontece em decorrência de 3 fatores:

  • Durante a fase de recria ainda há relativamente pouco ganho de gordura em relação à fase de terminação. Isso porque a proporção de deposição de gordura é crescente à medida que ocorre o aumento do peso corporal;
  • A exigência de mantença, ou seja, a quantidade de energia necessária que o animal precisa ingerir para manter sua composição corporal, ainda é relativamente baixa pois o animal é leve;
  • A taxa de ganho em proporção ao peso é maior no animal jovem.

Dessa forma, para minimizar os impactos negativos durante o processo da desmama e obter bons resultados no ganho desses animais durante a recria, é essencial ter em mente dois pontos importantes:

Pasto – A base da alimentação

Manter o crescimento após a desmama depende principalmente de fatores nutricionais do animal jovem. Com isso, torna-se essencial garantir que ele seja alocado em um local cuja pastagem seja de qualidade. O motivo é simples: pastagens de baixo valor nutricional são pobres em proteína bruta, que é necessária para crescimento dos tecidos musculares.

Geralmente o desmame coincide com o início da época seca do ano na maior parte do Brasil, assim, é necessário atentar a alteração na composição da pastagem que será a alimentação base para os bezerros recém desmamados. Tão importante quanto a qualidade dessa pastagem é a disponibilidade desta, uma vez que é preciso ter alimento suficiente para que os animais consumam sem déficit de quantidade de matéria seca ingerida diariamente.

Suplementação assertiva

Aliada à estratégia da garantia de oferta de pastagens em quantidade e qualidade, uma boa jogada para potencializar os ganhos e encurtar a fase de recria é a adoção de suplementação, principalmente com suplemento proteico. Isso porque parte da proteína advinda do suplemento funciona como combustível para as bactérias responsáveis por degradar a fibra da pastagem no rúmen, aumentando a disponibilidade da proteína da forrageira que será utilizada para depositar músculo.

A oferta de suplementação se torna ainda mais importante uma vez que a época de desmame acontece em maio, início do período seco e piora da pastagem. No fim, a conta é simples: bom manejo de desmama + pasto de qualidade + suplementação assertiva são essenciais para garantir bons resultados técnicos e econômicos para a sua produção.

Escrito por Ana Clara Galvão Rodrigues


« Voltar

Minerthal 2017 © | Todos os direitos reservados