Minerthal

Minerthal apresentou resultados da suplementação de precisão e parceria com a Embrapa

A Minerthal, uma das mais tradicionais fabricantes de suplementos minerais para bovinocultura de corte e leite, demonstrou na 16ª Feicorte, que ocorreu entre os dias 15 a 19 de junho, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP), os resultados a campo de seu inovador conceito de suplementação de precisão.

Durante a Feicorte, o pesquisador e coordenador de pecuária do PILP (Programa de Integração Lavoura e Pecuária) da Embrapa, Cláudio Ulhoa Magnabosco, falou sobre os resultados obtidos até o momento na parceria com a Minerthal (que faz a suplementação dos animais participantes do Teste de Desempenho de Touros Jovens da Embrapa) e as perspectivas para as próximas atividades.

“A parceria da Minerthal com a Embrapa rendeu resultados concretos, já que dentro de nossos estudos avaliamos o desempenho de touros jovens dentro do sistema de integração lavoura-pecuária. O teste de desempenho é uma excelente ferramenta para determinar os animais superiores e fornecer touros provados para compor os diferentes rebanhos do país”, explica Cláudio.

O trabalho desenvolvido pelo pesquisador na Embrapa vem de encontro aos objetivos do conceito técnico de suplementação da Minerthal. “A utilização de touros provados e a renovação de pastagens com a utilização da técnica de integração permitem maior eficiência nos sistemas, diminuindo principalmente o tempo de engorda e a idade para a primeira cria, o que otimiza a rentabilidade do negócio para agricultores e pecuaristas”, comenta Magnabosco. “É o que chamamos de genética de precisão, que atrelado ao conceito de suplementação de precisão, nos permite alcançar resultados importantes para a pecuária moderna. Muita coisa interessante está por vir e a parceria com a Minerthal vai de encontro aos diversos temas discutidos em relação à sustentabilidade do agronegócio”, afirma o pesquisador da Embrapa.

Resultados da suplementação de precisão
A suplementação de precisão, conceito desenvolvido pela Minerthal, leva em consideração os diversos fatores que podem influenciar as exigências nutricionais dos bovinos e permite fechar a conta da equação: resultado (meta de desempenho do animal) X categoria animal X qualidade das forragens disponíveis. Entendendo como isso funciona, é possível fornecer nutrientes de qualidade em quantidades ideais, durante todo o ano. Esse conceito inspira o Programa Minerthal de Suplementação de Precisão, lançado na Feicorte de 2009 e cujos resultados dos projetos implantados foram apresentados na edição da feira deste ano.

Para mostrar aos pecuaristas resultados práticos dessas estratégias de suplementação, a empresa preparou diversas edições do Resulthal, boletim de resultados com casos de clientes de vários estados brasileiros que utilizaram as estratégias de suplementação propostas pela Minerthal em diferentes sistemas de produção e obtiveram resultados expressivos, como ganho de peso, redução de idade de abate e taxa de prenhez da primeira para a segunda cria, além da redução de custos com insumos.

“O principal objetivo da Minerthal é oferecer aos pecuaristas dados tangíveis para avaliarem os resultados da suplementação adequada, e mostrar que é possível ter preocupação com o aproveitamento racional dos recursos naturais e obter melhorias nos resultados a campo. Com uma suplementação eficiente, o criador pode explorar todo o potencial produtivo das pastagens e da genética animal, evitando o desperdício e melhorando a produtividade. A filosofia da empresa sempre foi essa: contribuir para que o pecuarista produza com mais eficiência e precisão, racionalize e obtenha lucro na atividade”, explica o zootecnista e responsável técnico da Minerthal, Fernando José Schalch Junior.

Posted in: Releases

Leave a Comment: (0) →