Minerthal

Parceria da Minerthal com USP de Pirassununga fortalece conceito de suplementação de precisão

O conceito de suplementação de precisão desenvolvido pela Minerthal vem se fortalecendo e apresentando resultados significativos nas propriedades brasileiras. Um dos aspectos que contribuem para esse sucesso é a parceria técnico/científica da Minerthal com a Prefeitura do Campus de Pirassununga (PCSP-USP) e a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP), iniciada em 2012, por meio da qual são realizados os programas de desenvolvimento e pesquisa da suplementação de precisão.

A suplementação de precisão leva em consideração os diversos fatores que podem influenciar as exigências nutricionais dos bovinos e permite fechar a conta da equação: resultado (meta de desempenho do animal) X categoria animal X qualidade das forragens/volumosos disponíveis. “Entendendo como isso funciona, é possível fornecer nutrientes de qualidade em quantidades ideais, durante todo o ano, atingindo metas de produtividade estabelecidas pelos gestores do Campus”, destaca o diretor da Minerthal, Sergio Morgulis.

A Minerthal implantou o conceito da suplementação de precisão no sistema de produção do Campus da USP, atendendo o rebanho de corte e leite e faz o acompanhamento dos resultados zootécnicos desses animais. “O objetivo é realizar o desenvolvimento de tecnologias de suplementação em conjunto com os professores e graduandos da FZEA-USP, gerando produtos com resultados testados e aprovados na prática” complementa o diretor.

Formação técnica da equipe
A proximidade com o Campus e com a instituição de ensino colabora de forma decisiva na formação técnica dos colaboradores da Minerthal, pois grande parte de seu corpo é proveniente da instituição, bem como a capacitação de seus colaboradores sofre grande influência dos conceitos desenvolvidos pelos professores dessa renomada instituição de ensino, pesquisa e extensão. “É fundamental a Minerthal estar lado a lado a essas instituições para os nossos planos de assistência técnica e parceria com os pecuaristas, principalmente para absorver a melhor mão de obra disponível no mercado, bem como para melhorar a capacitação interna de nossa equipe por este acesso aos professores”, ressalta o responsável técnico da Minerthal, Fernando José Schalch Júnior.

Esse aspecto se fortalece com a recente campanha desenvolvida pela Minerthal em parceria com a dupla Fernando & Sorocaba de incentivo à permanência do jovem no campo e no mercado de trabalho da agropecuária.

“Trabalhar como parceiro do Campus da USP de Pirassununga é um privilégio pessoal”, afirma Fernando, que é formado nessa instituição. Ele destaca a importância de desenvolver uma estratégia de suplementação para os rebanhos de corte e leite do Campus, permitindo que os animais expressem 100% do seu potencial produtivo, explorando 100% do volumoso consumido. “Isso é fundamental para a produção de alimentos, pois muitos desses animais são destinados para alimentação da própria comunidade do Campus, bem como para garantir que os animais estejam saudáveis para participarem dos diferentes projetos de pesquisas desenvolvidos pela instituição”, completa Fernando.

Resultados aprovados
Alguns produtos de destaque do portfólio da Minerthal já foram aprovados pela parceria e muitos ainda estão sendo testados. O Minerthal Engorda MD, suplemento mineral com inclusão de promotor de crescimento e eficiência alimentar, foi submetido a um experimento de iniciação científica e os excelentes resultados foram publicados na 48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia.

Os resultados produtivos dos animais do Campus estão em processo de avaliação e o responsável técnico garante que os objetivos de suplementação estão sendo atingidos. “Dessa parceria já saíram tecnologias importantes para a produção de alimentos seguros e com aumento de eficiência dos sistemas de produção, como o Minerthal Núcleo Leite Pré-Parto e Minerthal Reprodução MD. Recentemente começamos a desenvolver o pélete para trabalharmos com dietas de alto grão em sistemas de confinamento”, informa.

Posted in: Releases

Leave a Comment: (0) →