Minerthal

Embrapa Arroz e Feijão / GO

Desde o final de 2008, a Minerthal é parceira da Embrapa Arroz e Feijão para desenvolver a estratégia de suplementação mineral dos animais participantes do Teste de Desempenho de Touros Jovens a Pasto (TDTJ EMBRAPA/ABCZ – PASTO), que faz parte do Programa de Integração Lavoura-Pecuária (PILP), na unidade em Santo Antônio do Goiás (GO).

O TDTJ foi criado para identificar animais geneticamente superiores em pastagens integradas com lavoura. A avaliação do desempenho animal é feita na Prova de Ganho de Peso e Teste de Desempenho, por meio da qual os animais oriundos de criatórios de todo o Brasil são selecionados em sistema de produção a pasto e se destacam pelo desempenho individual em características morfológicas, de crescimento, carcaça e fertilidade.

A prova tem duração de 294 dias, dentre os quais 70 dias de adaptação e 224 dias de prova efetiva (junho a março). Durante todo o teste os animais são mantidos em pastagens de braquiária integradas com lavoura e recebem a suplementação mineral estratégica desenvolvida pela Minerthal.

Os animais com desempenho superiores são selecionados para um leilão no segundo semestre que oferece essa genética provada a um grande número de propriedades pecuárias no Brasil.

PILP
O Programa de Integração Lavoura e Pecuária (PILP) teve início em 1983 com o Sistema Barreirão para a recuperação das pastagens. Desde então, a Embrapa Arroz e Feijão vem coordenando e executando uma série de trabalhos de pesquisas visando ao aprimoramento dessa tecnologia, que tem como objetivo principal, a adoção de procedimentos técnicos que otimizem a recuperação e exploração de áreas degradadas integrando a lavoura e a pecuária para a sustentabilidade de agroecossistemas de Cerrado. Isso ocorre pela implantação de metodologias que visam à melhoria qualitativa dos componentes agronômico e animal para eficiência da produção, sendo que, no componente animal, especial atenção tem sido dada ao monitoramento do componente genético na forma de testes de desempenho para identificação de genótipos superiores criados a pasto.

Mais informações: www.cnpaf.embrapa.br

 

USP Pirassununga


Desde 2010, a Minerthal possui uma parceria técnico/científica com a Prefeitura do Campus de Pirassununga (PCSP-USP) e a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP) por meio da qual são realizados os programas de desenvolvimento e pesquisa da suplementação de precisão.

A Minerthal implantou o conceito da suplementação de precisão no sistema de produção do Campus, atendendo o rebanho de corte e leite e faz o acompanhamento dos resultados zootécnicos desses animais. O objetivo é realizar o desenvolvimento de tecnologias de suplementação em conjunto com os professores e graduandos da FZEA-USP, gerando produtos com resultados testados e aprovados na prática.

A estratégia adotada permite que os animais expressem 100% do seu potencial produtivo, explorando 100% do volumoso consumido.

Formação técnica da equipe
A proximidade com o Campus e com a instituição de ensino colabora de forma decisiva na formação técnica dos colaboradores da Minerthal, pois grande parte de seu corpo é proveniente da instituição, bem como a capacitação de seus colaboradores sofre grande influência dos conceitos desenvolvidos pelos professores dessa renomada instituição de ensino, pesquisa e extensão.

Esse aspecto se fortalece com a recente campanha desenvolvida pela Minerthal em parceria com a dupla Fernando & Sorocaba de incentivo à permanência do jovem no campo e no mercado de trabalho da agropecuária.

Resultados aprovados
Alguns produtos de destaque do portfólio da Minerthal já foram aprovados pela parceria e muitos ainda estão sendo testados. O Minerthal Engorda MD, suplemento mineral com inclusão de promotor de crescimento e eficiência alimentar, foi submetido a um experimento de iniciação científica e os excelentes resultados foram publicados na 48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia.

Os resultados produtivos dos animais do Campus estão em processo de avaliação e o responsável técnico garante que os objetivos de suplementação estão sendo atingidos. Dessa parceria já saíram tecnologias importantes para a produção de alimentos seguros e com aumento de eficiência dos sistemas de produção, como o Minerthal Núcleo Leite Pré-Parto e Minerthal Reprodução MD. Recentemente teve início o desenvolvimento de pélete para trabalhar com dietas de alto grão em sistemas de confinamento.