Minerthal

Suplementação de precisão da Minerthal é apresentada em workshop e dia de campo da Embrapa

Participantes conheceram os resultados da suplementação de precisão aplicada em animais do Teste de Desempenho de Touros Jovens

Nos dias 12 e 13 de agosto produtores rurais e profissionais da pecuária se reuniram em Goiânia (GO) para participar do 3º Workshop “Intensificação de Sistemas Agropastoris para a Produção de Bovinos de Corte” e dia de campo, promovidos pela Embrapa Arroz e Feijão e Embrapa Cerrados. Os eventos focaram a disseminação de tecnologias de Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF) com fundamentos e práticas e discussões sobre os resultados econômicos que o sistema proporciona.

Na ocasião, os participantes puderam conhecer os resultados do conceito de suplementação de precisão desenvolvido pela Minerthal, uma das mais tradicionais fabricantes de suplementos minerais para bovinocultura de corte e leite. A Minerthal é parceira da Embrapa desde 2008 com uma suplementação estratégica dos animais participantes do Teste de Desempenho de Touros Jovens (TDTJ).

O responsável técnico da Minerthal, Fernando José Schalch Júnior fez uma palestra no workshop e no dia de campo apresentando o conceito de suplementação de precisão, que é uma prática nutricional na qual o fornecimento de produtos é baseado no princípio da variabilidade das necessidades animais, no potencial produtivo/nutritivo das pastagens e época do ano. “Diversos fatores podem influenciar as exigências nutricionais dos bovinos. Estabelecer a correta relação entre eles tendo em mente uma meta de desempenho a ser atingida ajuda a fechar a conta da equação: resultado (meta de desempenho do animal) X categoria animal X qualidade das forragens disponíveis. Entendendo como isso funciona, é possível fornecer nutrientes de qualidade em quantidades ideais, durante todo o ano”, explica o zootecnista.

Como os animais do Teste de Desempenho da Embrapa estão em pastagens integradas com lavouras, Fernando mostrou as deficiências e potencialidades desse solo que nortearam as estratégias de suplementação mineral dos animais. “Ao definir uma estratégia de suplementação, além das condições da pastagem, é preciso ter em mente quais são as metas de fornecimento de nutrientes para não perder a eficiência. É importante entender que na suplementação não vale a máxima ‘quanto mais sal mineral, melhor’. Nossos esforços são para obter a melhor relação entre volume produzido e recursos físicos consumidos, buscando produtividade e rentabilidade”, destaca.

No primeiro ciclo completo (seca e águas) de suplementação da Prova de Ganho de Peso a Pasto, as metas de desempenho foram atingidas com a suplementação estratégica a fim de suplementar os déficits existentes nas pastagens em sistema de integração lavoura pecuária. Essa suplementação de precisão aplicada na Embrapa promoveu um aumento de 10 kg de peso vivo em relação à média dos anos anteriores, no período de 294 dias. Ao longo de 10 anos do Teste de Desempenho de Touros Jovens a Pasto com a utilização de diversos tipos de suplementos de outras marcas (suplemento mineral, mineral proteico e mineral proteico energético), o ganho de peso médio acumulado no período de 294 dias foi de 149 kg. Com a suplementação estratégica desenvolvida pela Minerthal, com o uso do conceito de Suplementação de Precisão, o resultado foi de 159 kg de ganho de peso. “Isso significa um aumento de 6,7% no desempenho individual, ou seja, + 34 gramas por dia em ganho de peso ou redução de 20 dias na idade de abate. Esses resultados de desempenho são significativos, principalmente quando consideramos os investimentos na suplementação empregada pela Minerthal, que é de baixo consumo”, ressalta Fernando.

A Prova de Ganho de Peso a Pasto Ano 13, correspondente a 2010/11 está em andamento, com a participação de 107 animais da raça Nelore oriundos de 34 criatórios de cinco estados do Brasil (GO, SP, BA, TO e do DF), com peso de entrada médio de 250 kg, em 09 de junho.

Para acompanhar os Testes de Desempenho de Touros Jovens 2010/2011, é só acessar: http://www.cnpaf.embrapa.br/eventosenoticias/eventos/pilp/tdtj/pgp.htm

Attuale Comunicação – (11) 4022-6824
Mariele Previdi – mariele@attualecomunicacao.com.br
Rodrigo Tomba – rodrigo@attualecomunicacao.com.br
Cristiane de Freitas – cristiane@attualecomunicacao.com.br

Posted in: Releases

Leave a Comment: (0) →