Minerthal

Suplemento de engorda da Minerthal registra 20% de aumento no ganho de peso em animais a pasto

A Minerthal Produtos Agropecuários desenvolveu um suplemento mineral com promotor de crescimento e eficiência alimentar que vem registrando ganhos de peso até 20% superiores em relação aos demais suplementos convencionais em animais a pasto. Trata-se do Minerthal Engorda MD (melhorador de desempenho), que contém em sua fórmula a monensina sódica.

“A monensina sódica é um aditivo zootécnico que altera o padrão de fermentação ruminal favorecendo maior eficiência no aproveitamento dos nutrientes da dieta. O efeito é observado tanto em dietas à base de forragens como em dietas compostas também de grãos”, explica o zootecnista e responsável técnico da Minerthal, Fernando José Schalch Júnior.

O suplemento é adequado, especialmente, para o uso no período das águas, em que se tem boa qualidade do capim. A monensina sódica melhora a eficiência da conversão de capim em carne, sendo o Minerthal Engorda MD uma suplementação mineral de baixo consumo (estimado em 120 g/UA/dia), o que torna atrativa a relação custo-benefício do insumo.

Segundo Fernando, a tecnologia utilizada no Minerthal Engorda MD permite equacionar maior desempenho animal com maior rentabilidade econômica, já que a utilização do produto eleva os ganhos de peso, explorando de forma mais eficiente todo o potencial nutritivo das pastagens. Tal situação é evidenciada, principalmente, quando se prioriza o aumento de produtividade. “Isso é sinônimo de menor idade para o abate, com os animais atingindo o acabamento adequado em um período de tempo mais curto. É também um aumento da produção por área, com mais carne sendo produzida em uma mesma área, com o mesmo custo de mão-de-obra, instalações e insumos veterinários”, destaca o zootecnista.

Os pecuaristas que usam o Minerthal Engorda MD têm se mostrado satisfeitos com os resultados que o suplemento proporciona a seus animais. “Senti muita diferença na utilização do Minerthal Engorda MD frente à linha de suplementação convencional, principalmente porque meus animais tiveram uma redução do tempo para abate e um consumo ajustado do suplemento. Ou seja, consegui um resultado rápido, inclusive com animais que achei que não daria para abater naquela safra”, atesta o pecuarista José Justino Neto, proprietário da Fazenda Viena, em Jussara (GO).

“O uso do Minerthal Engorda MD proporcionou um incremento produtivo significativo em minha propriedade, inclusive com um baixo custo de suplementação, o que considero uma estratégia diferenciada proposta pela Minerthal”, afirma o produtor Gabriel Fornieles Moreira, proprietário da Fazenda Vitória, no município de Faina (GO).

Já o pecuarista Orlando Garcia, da Fazenda Rui Barbo em Avelinópolis/GO, caracteriza o produto como “milagroso”, por proporcionar um ganho de peso diferenciado e visual quando avaliado com outros suplementos minerais utilizados anteriormente.

O Minerthal MD Engorda também foi usado para suplementar os animais participantes do 12º Teste de Desempenho de Touros Jovens (TDTJ) da Embrapa Arroz e Feijão/Cerrados, que fazem parte do Programa de Integração Lavoura Pecuária (PILP). O ganho de peso diário médio dos animais da prova com utilização do Minerthal Engorda MD no período de 03/12/08 a 20/05/09 foi de 766 g/animal/dia, um resultado 17% superior às médias das 10 provas anteriores (652 g/animal/dia).

Suplementação de precisão
A atuação da Minerthal a campo com o Engorda MD faz parte da estratégia da empresa que desenvolveu o conceito de suplementação mineral de precisão, que leva em consideração os diversos fatores que podem influenciar as exigências nutricionais dos bovinos. A mineralização deve ser adequada para cada categoria animal, época do ano e características específicas do local onde está a propriedade, como condições de pastagens e clima.

A partir desse conceito, a empresa criou o Programa Minerthal de Suplementação de Precisão, que define junto com o pecuarista as metas as serem atingidas com uma suplementação focada em resultados. Uma equipe técnica da Minerthal faz um diagnóstico da situação atual, identificando quais aspectos nutricionais podem ser alterados. Com isso, cada propriedade possui um programa próprio ao seu sistema de gestão e produção, respeitando suas características e potencialidades e colocando em destaque sua vocação produtiva.

Informações para a imprensa
Attuale Comunicação – (11) 4022-6824

Para mais informações, favor contatar a assessoria de imprensa da Minerthal
Attuale Comunicação – Tel. (11) 4022-6824 / mariele@attualecomunicacao.com.br

Posted in: Releases

Leave a Comment: (0) →