Quais as vantagens e desvantagens da IATF?

04/10/2019
minerthal-iatf

O uso da IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) na pecuária cresce gradativamente no Brasil. Entretanto, apesar de ser uma alternativa mais sustentável à produção bovina e até mesmo ao meio ambiente, está longe de ser uma unanimidade nas fazendas brasileiras. Um dos motivos para essa baixa utilização do sistema é justamente a falta de conhecimento do pecuarista sobre a real eficácia desse tipo de manejo.

Apesar da dúvida, a IATF pode ser utilizada em pequenas, médias e grandes propriedades. Ela surge como alternativa para corrigir um déficit na pecuária de corte. Assim, o setor utiliza uma extensa área para criação de gado, porém não produz o suficiente para atender ao consumo do brasileiro por carne bovina. Entretanto, a IATF deve ser utilizada de forma estratégica, para que, de fato, alcance os resultados produtivos e reprodutivos.

Quer saber se aí na sua fazenda é possível esse protocolo? Veja abaixo quais as vantagens e desvantagens da IATF!

>>> Leia também
Cevada para o gado de leite: pode?

Como contornar dificuldades com infraestrutura para suplementação

Quais os pontos positivos?

O uso da IATF pode garantir inúmeros benefícios à pecuária. Um deles é o melhor controle zootécnico, que está relacionado ao controle de doenças, principalmente àquelas sexualmente transmissíveis. Ele pode ser eficaz também diante dos machucados causados pela monta natural.

Com a IATF, o pecuarista tem condições de realizar diferentes tipos de cruzamento. O manejo favorece ainda a seleção e o melhoramento genético, para obter cada vez mais animais com bom desempenho, seja em temperamento, rendimento ou na diminuição de doenças.

Já pensou escolher quando a vaca irá parir? Com a IATF, é possível definir o período do parto. Além de facilitar o controle na maternidade, ela reduz também as chances de morte do animal nascido a pasto de forma desordenada.

A IATF auxilia ainda na organização dos manejos, tirando os animais do anestro. Assim, antecipa a concepção durante a estação de monta e favorece a nutrição fetal no primeiro trimestre da gestação. Com tanto benefício é impossível não ter um bom retorno financeiro na propriedade.

E as desvantagens da IATF?

Apesar dos inúmeros benefícios, o sistema de IATF tem uma demanda diferente de outros manejos. Assim, para realizá-lo com eficiência, será preciso orientação de um médico-veterinário. É preciso ter ainda uma estrutura adequada e um melhor controle desses animais. Além disso, é possível considerar alguns pontos falhos. Quando não são feitos da maneira adequada, podem trazer prejuízos ao pecuarista.

O manejo de IATF vai requerer mais tempo e dedicação. A falta de limpeza adequada nos instrumentos e as condições insalubres podem levar a uma menor fertilidade. Assim, o sêmen deve ser armazenado adequadamente. Caso contrário, não poderá ser mais utilizado, uma vez que manuseio inadequado, deixa-o inviável para uso.

O bom desempenho da IATF vai depender também do score apresentado pelos animais. Dessa forma, para uma taxa de prenhez satisfatória, será preciso que as vacas tenham um valor padrão que varie entre 2.75 e 3.

Agora que você já sabe das vantagens e desvantagens da IATF, que conferir se vale a pena utilizá-la na sua fazenda?


« Voltar

Minerthal 2017 © | Todos os direitos reservados