Suplementação mineral: como superar o déficit proteico da pastagem durante a desmama do bezerro?

03/05/2019
suplementacao mineral-bezerros

A suplementação mineral é uma estratégia eficaz e indispensável para o pecuarista que busca minimizar os inconvenientes durante o processo de desmama de bezerros. Apesar de atualmente existirem diversas técnicas de manejo, cada uma com sua especificação, a suplementação de precisão garante ganhos nutricionais e de peso ao animal. Tudo isso em um momento de muita necessidade. Quando as chuvas estão escassas e a queda de temperatura e luminosidade afetam a qualidade e o crescimento das forragens.

É nesse momento que surge a necessidade de utilizar suplemento mineral proteico. Assim, ajudará a elevar o desempenho do bovino em pastejo. Na maioria das propriedades brasileiras, a desmama de bezerros ocorre nos meses de março, abril e maio. É a época em que os animais são submetidos ao pastejo de plantas maduras. Ou seja, com índices de proteína e carboidratos abaixo do normal. O cenário de seca e de baixo desenvolvimento das forragens faz com que a suplementação mineral seja utilizada para corrigir o déficit proteico da pastagem. Assim, evita-se a queda de performance na desmama de bezerros.

Você conhece os reais benefícios da suplementação mineral?

Não há dúvida sobre a eficácia do uso de suplementação animal no período de desmama. Mas, você, pecuarista sabe quais são os reais efeitos do mineral proteico no organismo do animal? Ao adicionar a proteína bruta em bovinos, o produto permitirá um aumento no suporte proteico. Dessa forma, também haverá o fornecimento de nitrogênio. Portanto, contribuirá para o desenvolvimento microbiano do rúmen. Consequentemente, provocará o aumento do aproveitamento dos nutrientes favoráveis à produção.

Há casos ainda que, com a suplementação mineral, o animal passa a consumir uma quantidade maior de matéria seca. Assim, aumenta-se a sua ingestão de nutrientes, o que potencializa o desempenho e sua interação sinérgica do suplemento com o pasto.

Agora que você já sabe da importância da suplementação mineral em bezerros no período de desmama, que tal aprender um pouco mais sobre como alcançar os melhores resultados para o seu rebanho? Não perca o nosso próximo artigo!


« Voltar

Minerthal 2017 © | Todos os direitos reservados