Suplementação mineral para bezerros e 4 dicas para potencializar o ganho de peso

14/05/2019
suplementacao mineral para bezerros

A suplementação mineral para bezerros é a estratégia ideal para animais que buscam amenizar os efeitos negativos da desmama. Mas não é só isso: a estratégia evita a desnutrição e permite ainda um ganho de peso além do que se consegue somente com pasto. Dessa maneira, quando aplicada de forma adequada, torna-se a solução mais eficaz para antecipação da idade de abate. Ela também promove o aumento da eficiência dos sistemas produtivos de recria, principalmente pelo baixo investimento no suplemento (consumo reduzido e excelente retorno).

Essa estratégia é utilizada, principalmente, no período de pouca chuva e de outros fatores que podem afetar o crescimento das forragens. É aí que entra o suplemento mineral! Mas não basta aplicá-lo de qualquer forma e aguardar que o “milagre” ocorra. É preciso utilizá-lo de maneira correta, por isso confira abaixo 4 dicas para potencializar o ganho de peso com a suplementação mineral para bezerros.

1- Utilize suplemento mineral antes mesmo do período de desmama

 A primeira dica para utilização adequada do suplemento mineral em bezerros é usá-lo antes mesmo do período de desmama. Ele pode ser aplicado até mesmo na presença da mãe. Posteriormente, é ela quem irá estimular e orientar os animais como chegarem aos cochos e consumirem o suplemento.

2 – Suplementação correta na hora certa

A eficácia da suplementação de precisão para bezerros depende também do momento certo para a utilização de cada produto. Entre abril e maio (período de desmama, com níveis de proteína bruta acima de 6,5% de pasto), por exemplo, o ideal é utilizar o proteico das águas (30% de PB). Logo após esse período, o mais indicado seria o aumento de proteínas por meio de um suplemento mineral proteico para seca (40% de PB ou mais). Dessa forma, ele pode ser aplicado até meados de outubro/novembro.

3 – Manutenção do fornecimento de suplemento

Outra estratégia utilizada nesse período de desmama de bezerro está relacionada ao uso do creep-feeding. Esse sistema de cochos privativos permite o fornecimento do suplemento por um período de até 30 dias após o desmame.

4- Suplementação mineral para bezerros na medida certa

O fornecimento incorreto de minerais causa deficiências nutricionais que interferem diretamente no estado sanitário dos animais. Dessa forma, podem afetar tanto a saúde quanto o desenvolvimento do bezerro. Nesse sentido, o fornecimento de suplemento mineral proteico reduz os efeitos negativos das deficiências. Isso justamente por conter minerais em quantidades adequadas, inclusive para o ganho de peso superior ao estimado.


« Voltar

Minerthal 2017 © | Todos os direitos reservados