Por que utilizar um sistema de confinamento no meu rebanho?

19/07/2019
confinamento-sistema

O confinamento é um tipo de sistema de produção de gado que visa a separação dos animais para serem criados em áreas restritas (curral, baia, piquete). Apesar de ser bastante utilizado, esse tipo de manejo não está necessariamente em todas as fazendas pecuárias do Brasil.

Alguns pecuaristas ainda não sabem quais são as vantagens, se terão dificuldades, muitos menos como e de que forma o confinamento pode ser executado.

Se essa é uma das suas dúvidas, acompanhe o texto abaixo e saiba como funciona um sistema de confinamento.

>>> Leia também
Já se planejou de verdade para o período de seca?

Que tal bezerros mais saudáveis? Confira 5 dicas de bem-estar animal?

Quais as características do confinamento?

O sistema de confinamento de bovinos tem algumas características bem específicas. Uma delas, por exemplo, é que o animal deve ficar em um espaço entre 10 a 12m² por cabeça. Essa medida pode até variar dependendo da região ou baseada no tipo de manejo praticado pelo pecuarista, já que o período de confinamento costuma não ser tão longo. Entretanto, a dica é seguir sempre as orientações de saúde sobre bem-estar animal.

O rendimento da carcaça do animal também é outro ponto a ser observado. Dependendo do sistema de confinamento, ele pode proporcionar melhor qualidade e aumento de até 55%. No sistema intensivo, por exemplo, quando mais fechado o gado estiver será possível ter um melhor aproveitamento de carcaça. Isso ocorre por conta da ração que ele consumirá. Já no semiextensivo, a qualidade do pasto torna-se primordial. Enfim, isso vai inferir diretamente no desempenho do animal na hora de ir para o frigorífico.

Outra peculiaridade é que grande parte dos animais confinados no Brasil é meio-sangue, devido principalmente à exigência por uma carne mais macia, com melhor rendimento e qualidade. Também há um expressivo crescimento do sistema com bovinos Angus. Contudo, outras raças também são utilizadas nessa atividade.

Hoje em dia é comum a presença de animais Nelore, por exemplo, e seus cruzamentos. Mas também já há inúmeros sistemas de confinamento com o Senepol e Montana. Enfim, são raças que aos poucos estão mudando o cenário do confinamento no Brasil.

Agora que você já tem algumas informações, que tal conhecer as vantagens dessa atividade?

5 benefícios ao confinar o seu gado

Usar um sistema de confinamento na criação de gado, quando feita de forma adequada, é garantir inúmeros benefícios ao seu rebanho. Veja abaixo alguns deles:

1 – Redução da idade do abate e melhora da produção;

2 – Oferta de animais para o abate durante o ano todo, com valor maior na entressafra e receita maior ao produtor;

3 – Aumento da taxa de desfrute;

4 – Baixo índice de mortalidade;

5 – Produções de carcaças maiores e de melhor qualidade.

E a adaptação é muito difícil?

Não há dúvida sobre os benefícios que podem ser alcançados com sistemas de confinamento. Mas e adaptação, será que é muito difícil? Antes de falar sobre esse assunto, é fundamental entender em qual cenário convive o animal. É bom lembrar que ele sairá de uma área de pastejo, para ser confinado num espaço fechado junto a outros animais.

Por isso, para melhor adaptação, a alimentação é um dos pontos a serem avaliados. Ela deve ser gradativa para que não cause estresse no animal e, consequentemente, acarrete em uma diarreia, por exemplo. Nessa fase inicial, é preciso ter uma concentração maior de alimentos volumosos e uma quantidade menor em farelos. Esse período pode durar entre 14 e 21 dias.

Ainda na busca por adaptação no sistema de confinamento, é preciso avaliar com frequência as fezes do animal. Alguns bovinos podem ter um desconforto maior do que de costume. Contudo, a ausência dessa adaptação pode causar problemas ao rebanho, como, por exemplo, o surgimento de doenças metabólicas.

Portanto, a dica é fazer esse manejo com calma, de maneira gradativa, para que o animal tenha o melhor rendimento quando for para o abate. Vamos começar?!


« Voltar

Minerthal 2017 © | Todos os direitos reservados