Que tal ganhar produtividade com GMD?

25/07/2019


Já pensou em ter bovinos mais gordos e produtivos? Com o cálculo do GMD (Ganho Médio Diário) dos bovinos você consegue traçar estratégias para obter tal resultado. Essa “ferramenta” consiste em monitorar diariamente o ganho de peso do animal, oferecendo dados mais precisos sobre o seu desempenho. Assim, você poderá agir de forma mais assertiva com o seu rebanho.

O resultado do GMD, porém, vai além e se reflete diretamente nos resultados do seu negócio, pois avalia o desempenho do rebanho durante o ciclo de produção. Com o cálculo, por exemplo, você pode identificar aquele animal que não está ganhando peso. Isso significa que, ao longo do mês, possivelmente terá prejuízos com esse bovino. Lembre-se de que, ao mesmo tempo, você arcará ainda com os custos fixos do animal com vacina, alimentação e manejo. É preciso agir e tomar a atitude correta para evitar prejuízos.

Nesse caso, uma solução é descartar os bovinos que não tenham bom GMD e manter no rebanho apenas aqueles com bom desempenho. Dessa forma, no próximo lote, é possível permanecer com uma genética diferenciada apenas com animais que tenham de fato engordado bem.

De que forma? Utilizando o GMD! Vamos calcular?

>>> Leia também
Que tal bezerros mais saudáveis? Confira 5 dicas de bem-estar animal

Como contornar dificuldades com infraestrutura para suplementação

Aprenda a calcular o GMD do seu gado

Calcular o GMD do seu gado é mais fácil e prático do que se imagina. Entretanto, antes de aprender essa fórmula, é preciso saber qual é o peso que o animal deve estar para comprovar o bom desempenho!

Anote aí: em fazendas de recria e engorda, o Ganho Médio Diário deve ser acima de 550 gramas. Com média superior a esse valor, o animal torna-se financeiramente rentável. Portanto, essa média de peso deve ser mantida até mesmo no período de seca, quando naturalmente a pastagem está menos nutritiva e os bovinos costumam perder peso. Por isso, para alcançar rentabilidade na produção, é preciso suplementar o gado durante todo o ano, independente da estação.

Ferramenta consiste em monitorar diariamente o ganho de peso do animal

Chegou a hora de calcular. O GMD consiste no cálculo do peso atual do animal, menos o peso inicial de quando ele entrou na fazenda, dividido pela quantidade de dias que está pastejando. Fácil, não é mesmo? Com o resultado, será possível avaliar o desempenho individual de cada bovino.

Preparado para calcular o GMD do seu animal?


« Voltar

Minerthal 2017 © | Todos os direitos reservados