Qualidade da ração: o que seu gado anda comendo?

16/08/2019
qualidade da ração

Você já parou para observar a qualidade da ração e da mistura que o seu gado vem ingerindo na alimentação? Muitas vezes, devido a outros compromissos na fazenda, essa questão acaba passando despercebida pelo pecuarista. Mas, na verdade isso deve ser observado com certa atenção, uma vez que a qualidade dos produtos fará toda a diferença na nutrição e no desempenho do rebanho.

Para garantir uma ração de qualidade aos lotes é preciso ficar atento a cada detalhe. É fundamental avaliar todo o processo, desde a compra do produto, o modo como será armazenado e posteriormente servido. São aspectos indispensáveis para que o animal tenha, de fato, uma alimentação rica em nutrientes, o que impactará diretamente no desempenho do seu negócio.

A qualidade da ração na dieta do rebanho deve ser composta por vitaminas e proteínas para que o animal seja nutrido de forma correta. Isso vai garantir que ele tenha uma taxa de conversão alimentar muito melhor, seja no ganho de peso ou no desempenho reprodutivo.

Entendeu a necessidade de ficar atento à qualidade da ração do seu animal?

Confira abaixo um passo a passo que pode ajudar a não deixar passar nada despercebido.

>>> Leia também
Ureia na nutrição animal: usar ou não usar?

Suplementação mineral para bezerros e 4 dicas para potencializar o ganho de peso

Passo 1 – Conheça os ingredientes

Na busca pela qualidade da ração é essencial monitorar todos os ingredientes. Acompanhe de perto o momento de receber o produto, como será estocado e posteriormente como será servido ao rebanho. Até mesmo se você compra há anos com o mesmo fornecedor, vale a pena participar do momento da conferência. 

Passo 2 – Estocagem correta garante qualidade da ração

A qualidade da ração também passa pela forma como o alimento é estocado até o momento de ser utilizado para mistura. O armazenamento deve ser feito num espaço adequado, longe de roedores, por exemplo, para que não haja contaminação. Inclusive, esse é um dos principais problemas da alimentação animal, causa responsável até mesmo pela morte de bovinos.

 Passo 3 – Fique sempre atento ao misturador

O misturador da sua fazenda precisa estar em perfeitas condições para garantir uma mistura de qualidade à alimentação do seu animal. Por isso, fique atento às instruções referentes à integridade e manutenção do equipamento, bem como a quantidade de ingredientes que ele comporta. Muitas vezes, o produto tem uma proporção superior à quantidade que o misturador suporta. Enfim, é preciso ter uma média correta para que o equipamento funcione de forma precisa e com bom custo-benefício.

 Passo 4 – A ordem dos fatores altera, SIM, os ingredientes

No momento de fazer a mistura, não se esqueça de conferir se os ingredientes estão todos posicionados adequadamente para serem adicionados na sequência correta. Isso garantirá uma mistura homogênea, com inúmeros benefícios à alimentação do animal.

Não adianta abrir a sacaria, misturar tudo de qualquer jeito e esperar que o misturador faça milagre. Por isso, a dica é ficar atento e seguir as orientações discriminadas na embalagem do produto, na “sugestão de uso”.

 Passo 5 – Respeite sempre o tempo de mistura para garantir qualidade da ração

Misturar bem os ingredientes garante melhor qualidade da ração. Assim, é preciso lembrar que cada alimento tem especificações e densidades diferentes. Quanto mais uniforme for a dieta melhor o desempenho do bovino, além de minimizar os riscos com distúrbios metabólicos.

Gostou das dicas? Agora é só colocá-las em prática e acompanhar de perto a alimentação do seu gado!


« Voltar

Minerthal 2017 © | Todos os direitos reservados