Quais as principais vantagens da identificação animal?

06/09/2019


Sabe aquela forma antiga de marcar o boi com ferro quente para identificá-lo? Pois bem, esse tipo de identificação animal já faz parte do passado. Sendo assim, atualmente o mercado oferece tecnologias que permitem acompanhar todo o desempenho do bovino de forma digital e eletrônica, com a precisão e confiabilidade que esse manejo necessita.

A identificação animal é uma prática de extrema importância para a pecuária. Isso porque, por meio dela, o pecuarista tem dados valiosos sobre a origem e saúde do animal. Portanto, são informações relacionadas a tratamentos aos quais o animal foi submetido e manejos realizados. É possível também avaliar o ganho de peso. Enfim, são informações que ajudam a tornar as decisões mais assertivas na fazenda na busca por mais lucratividade.

>>> Leia também
Que tal bezerros mais saudáveis? Confira 5 dicas de bem-estar animal

Como contornar dificuldades com infraestrutura para suplementação

Se no passado marcar o boi com ferro quente trazia apenas informações de compra e venda, além de peso, hoje o mercado oferece sistemas avançados de identificação eletrônica, com uma variedade de informações que podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo.

Confira abaixo algumas soluções para identificação do seu gado!

Tecnologia de ponta para identificação animal

O uso da tecnologia na pecuária vem permitindo ao produtor melhores resultados com o seu rebanho. Para isso, o mercado oferece atualmente diversas alternativas para identificação animal de forma digital.

Um dos manejos disponíveis é o bóton auricular. Nesse formato, o brinco auricular eletrônico é colocado na orelha do animal. Consequentemente, as informações são lidas por um bastão de scanner ou em cochos eletrônicos.

Outra tecnologia disponível para identificação dos bovinos é o bolus intra-ruminal. Nesse sistema, o chip será ingerido pelo animal e todas as informações são coletadas também por um scanner. Ainda como alternativa há o chip subcutâneo, que é aplicado debaixo da pele do animal e traz informações precisas sobre o seu desempenho.

Dados que podem ser acessados de forma on-line

Os dados coletados com a identificação animal, independente do sistema utilizado, são direcionados para softwares que organizam todas as informações. Dessa forma, a avaliação ocorre em tempo real e traz todos os indicadores que podem ser anotados e analisados eletronicamente. E, facilita também o rastreamento dos animais. Dessa forma, com bom sinal de internet, o pecuarista pode acessar e acompanhar a performance do seu rebanho mesmo estando longe da propriedade.

Não há dúvidas sobre a importância da identificação animal para a pecuária. Contudo, para que o sistema seja eficaz, a dica é contratar uma empresa especializada no assunto. Vale a pena!


« Voltar

Minerthal 2017 © | Todos os direitos reservados